Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Bulbostylis distichoides Lye VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 17-05-2012

Criterio: D2

Avaliador: Pablo Viany Prieto

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Bulbostylis distichoides é uma espécie de Campos Rupestres que se encontra sujeita a apenas três situações de ameaça, principalmente a incidência de incêndios. Caso essas ameaças efetivamente ocasionem um declínio na extensão e/ou na qualidade dos Campos Rupestres que B. distichoides habita, a espécie pode vir a ser transferida para uma categoria de maior risco de extinção em um futuro próximo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Bulbostylis distichoides Lye;

Família: Cyperaceae

Sinônimos:

  • > Abildgaardia disticha ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Ocorre na Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro (Alves et al., 2010).

Ecologia

Erva perene, com rizoma curto, que habita campos graminosos e bordas de mata; fértil de março a novembro e polinizado pelo vento.

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade high
Detalhes São descritos como os principais conflitos ambientais da região do Morro do Chapéu, o desmatamento (gerado principalmente por atividades agriculturais e retirada de lenha), queimadas, retirada ilegal de areia e ocupação irregular de terras (http://www.meioambiente.ba.gov.br/default.aspx).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Citada no Anexo I da Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Brasil (MMA, 2008) e na Lista da Biodiversitas da Flora Ameaçada de Extinção, na categoria "Vulnerável" (VU) (Biodiversitas, 2005).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorre no Parque Estadual Ibitipoca, Lima Duarte e no Parque Estadual Morro do Chapéu, Morro do Chapéu, ambos em Minas Gerais.

Referências

- SILVA, D.B.; FORZZA, R.C.; ALVES, M. Cyperaceae e Juncaceae no Parque Estadual de Ibitipoca, Minas Gerais, Brasil. Bol. Bot. Univ. São Paulo, v. 27, n. 2, p. 219-234, 2009.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da Lista da Flora Brasileira Ameaçada de Extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- ALVES, M.; ARAÚJO, A.C.; HEFLER, S.M. ET AL. Cyperaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil., Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB017201>.

- ALVES, M.; ARAUJO, A. C.; VITTA, F. Cyperaceae. Conservação Internacional do Brasil, 2009. 154-158 p.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Bulbostylis distichoides in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Bulbostylis distichoides>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 17/05/2012 - 19:41:36